As semanas missionárias da Diocese de Jales começaram no ano de 1995, ano em que o Brasil e a América Latina celebravam o Ano Missionário e da realização do 5º Congresso Missionário em Belo Horizonte.
A primeira foi realizada de 18 a 23 de julho de 1995, em Santo Antonio do Aracanguá, buscando integrar esta região distante da sede da Diocese, que por muitos anos sofreu com a dificuldade de atendimento pastoral. A partir daí, a Diocese sentiu-se estimulada a investir cada vez mais na missão como forma de ir ao encontro do povo, assumindo o compromisso de realizar semanas missionárias em todas as comunidades da Diocese.
No ano de 1996 foram realizadas três semanas missionárias: no setor Palmeira d´Oeste, em dois bairros de Santa Fé do Sul e em Sud Mennucci.
Em 1997 a missão foi realizada em Fernandópolis, uma das maiores cidades da Diocese.
No ano de 1998, foi a vez de Santa Fé do Sul.
Em 1999 a missão aconteceu em Ilha Solteira, abrangendo também o município de Itapura.
No ano 2000, ano do Jubileu de 2000 anos de Jesus Cristo, a cidade de Jales, sede da Diocese acolheu com alegria a semana missionária, que contemplou as 3 paróquias, com todas as suas comunidades, inclusive as comunidades rurais.
No ano seguinte, 2001, a Semana Missionária aconteceu na cidade de Pereira Barreto.
A partir de 2002, a Semana Missionária se desdobrou em “semanas missionárias”. Cada paróquia assumiu e organizou a sua, escolhendo um campo de missão e motivando as comunidades a serem presença da Igreja em sua realidade, despertando todos os seus membros para a necessidade de criar uma equipe missionária permanente em cada paróquia.
No ano de 2005 a Diocese retomou a tradição de realizar uma Semana Missionária envolvendo toda a Diocese, e desta vez foi escolhida a paróquia de General Salgado, que abrange os municípios de General Salgado, São João de Iracema e Nova Castilho, compreendendo também as comunidades de Prudêncio e Moraes, São Luís do Japiúba e Nova Palmira.
Na última semana de Julho de 2006, a Diocese de Jales concentrou suas atenções no Setor Palmeira d´Oeste, que inclui os municípios de Palmeira D´Oeste, São Francisco, Aparecida D´Oeste, Marinópolis e Dallas, além de diversas comunidades rurais.
Em 2007, a região de Santo Antonio do Aracanguá, com as comunidades de Aracanguá, Vicentinópolis e Major Prado, foi novamente escolhida para ser sede da Semana Missionária Diocesana, revivendo a primeira, realizada no ano de 1995.
Em 2008 a semana missionária aconteceu novamente em Fernandópolis, só que desta vez dando atenção às comunidades da periferia.
Em 2009, após 11 anos, Santa Fé do Sul foi novamente escolhida, só que desta vez abrangendo apenas a cidade. Cada dia da semana teve um destaque especial, contemplando as famílias, a juventude, a catequese, a educação, a vocação e a realidade da comunidade.
Neste ano, 2010, a Semana Missionária acontece em Jales, a sede da diocese, de 17 a 23 de julho. Desta vez tem um caráter mais celebrativo, em sintonia com o espírito do ano jubilar.
A cada semana missionária realizada a Diocese constata a riqueza imensa que ela representa, o quanto nos desafia a ser missionários e nos impulsiona, fazendo com que a missão seja permanente em nossa vida e em nossas comunidades. É um momento de graça e bênção de Deus para as pessoas visitadas, mas especialmente para quem visita.
Visitando aprendemos e crescemos na fé e no compromisso, sendo instrumentos de evangelização nas mãos de Deus!