O objetivo da Semana Missionária é despertar a dimensão missionária como uma atenção constante das comunidades, para irem ao encontro das pessoas e não só esperar que venham à procura da Igreja.
A experiência das "semanas missionárias", realizadas pela Diocese de Jales, pode comprovar como a visita de missionários vindos das outras comunidades faz acontecer, de maneira concreta, a presença da Diocese na comunidade alvo da missão, de modo que as pessoas passem a perceber a proximidade da Igreja.
Por outro lado, também os missionários reconhecem a ação de Deus nas pessoas que visitam. A missão enriquece mutuamente, fortalece a comunhão recíproca e educa para a abertura, o gesto de “ir ao encontro”. Abrir-se para o outro renova e enriquece.
A "semana missionária" tem como característica principal, o envolvimento de toda a diocese. As atenções se voltam para uma região do seu território, onde se fazem presentes os padres, as irmãs, e missionários e missionárias leigas, com a disposição de visitar as casas, estabelecimentos comerciais e industriais, além das entidades e instituições locais.
Com o objetivo de levar uma presença amiga, de diálogo, de reflexão, cria-se um contexto favorável para a abertura de fé, através da leitura do Evangelho e uma oração de bênção, de acordo com as circunstâncias. Busca-se uma atitude de escuta e de diálogo com as pessoas, procurando se evitar toda forma de proselitismo religioso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário